Sustentabilidade

  • Home
  • |
  • Sustentabilidade

PATENSE. FAZ DA RECICLAGEM, SUA MARCA

A Patense sempre se preocupa com a questão ambiental. Por isso, não mede esforços para construir estações de tratamento de efluentes, reflorestar e conscientizar seus colaboradores e toda a comunidade.

Em Patos de Minas e Itaúna já foram investidos mais de 1 milhão de reais na adequação das unidades industriais às exigências ambientais.

A Patense também adquiriu área já reflorestada. Um compromisso que faz da própria atividade da empresa uma responsabilidade sócio-ambiental.

Caldeira Biomassa

A caldeira Biomassa utilizada pela Patense é um equipamento que interage com o Meio ambiente sem poluir.

O sistema de queima dos combustíveis e os Filtros permitem que a emissão de gases e particulados estejam dentro dos padrões de lançamentos exigidos pelos órgãos reguladores.

Como combustível são utilizados vários tipos de Biomassa, como cavaco, briquetes, cascas de arroz, moinha de carvão vegetal, ECT. Isto nos permite estarmos dentro de um modelo de produção renovável e sustentável, pois produzimos vapor e energia limpos.

Por não trabalharmos com combustíveis de origem fóssil, conseguimos contribuir com o meio ambiente, pois não lançamos na atmosfera poluentes que contribuem para o aumento do efeito estufa, por isso podemos reafirmar que a nossa energia é renovável e sustentável.

As duas unidades industriais da Patense contam com caldeira de biomassa, sendo três no total.

Fertirrigação

A Patense utiliza-se de um processo atual de fertirrigação, ou seja, injetar adubo orgânico ou químico via água de irrigação. Isso torna o sistema de irrigação mais econômico e a aplicação do adubo é mais uniforme. Além disso, apresenta vantagens de economia de mão-de-obra, facilita a incorporação do adubo e sua ativação, reduz a compactação do solo e danos mecânicos causados por máquinas, possibilita o parcelamento e aplicação em qualquer época.

Os principais objetivos da fertirrigação seriam um aproveitamento integral e racional de todos os recursos disponíveis dentro do sistema produtivo das Indústrias Patense; o aumento da estabilidade dos sistemas de produção existentes com o investimento em novos componentes tecnológicos; a associação dos diversos componentes da cadeia produtiva em sistemas integrados, sustentáveis social e economicamente e que preservem o meio ambiente; a maximização da eficiência dos sistemas de produção, reduzindo custos e melhorando a produtividade, estabelecendo o princípio de que o resíduo de um sistema pode constituir-se em insumo para outro sistema produtivo.

A aplicação deste processo implica em alguns investimentos em ativos ambientais para alcançar a sustentabilidade de todos os elos da cadeia produtiva. O balanço da contabilidade ambiental necessariamente inclui ativos ambientais tais como: cobertura do solo, proteção das fontes de água, cultivo mínimo e plantio direto, fertilização adequada, reposição de matas ou pastagens em áreas impróprias para culturas anuais, corte planejado de árvores e reciclagem adequada de resíduos.

Saiba mais

Tel: (34) 3818-1800

PATOS DE MINAS - MG - BRASIL

Estrada Patos/Alagoas KM 04 - Zona Rural

CEP 38700-000 - Cx. postal 9

patense@patense.com.br

E-mail para recebimento de arquivo XML:

000196.nfe@patense.com.br

Tel: (37) 3249-5000

ITAÚNA - MG - BRASIL

Rodovia MG 431 Km 37 - Zona Rural

CEP 35680-054 - Cx. postal 22

patense@patense.com.br

E-mail para recebimento de arquivo XML:

000358.nfe@patense.com.br

Telefax: (18) 3521-2830

ADASEBO - ADAMANTINA - SP - BRASIL

Rodovia Adm 030, SN - Km 2 - Córrego Tocantins

CEP 17800-000

adasebo@adasebo.com.br

E-mail para recebimento de arquivo XML:

000191.nfe@adasebo.com.br

Tel: (21) 3609-5770

TANGUÁ - RJ - BRASIL

BR 101- Entrada KM 285

Estrada Eugênio Costa S/N - Distrito Industrial

CEP 24890-000

patense@patense.com.br

E-mail para recebimento de arquivo XML:

000510.nfe@patense.com.br

Participe das nossas Redes Socias:

© 2013 Patense. Todos os direitos reservados.